segunda-feira, 21 de junho de 2010

A união faz a força!


Foi praticamente impossível não perceber a agitação da cidade, do país, no dia da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo.
A rotina dos trabalhadores e estudantes, se perdeu em meio a passos apressados.
Tumulto, trânsito congestinado,fones de ouvido, verde e amarelo para todos os lados.
Ninguém perdeu um só momento do espetáculo da famosa Jabulani nos estádios africanos. De penitenciárias a gabinetes(por bom comportamento), todos por um, sem divisão, com pensamento de vitória.
Doses diárias de futebol e mundo.Críticas à parte sobre escalação e treinadores, todos bem informados sobre a pauta corrente.
De tudo, fica a reflexão sobre o poder do futebol no mundo, em especial, é claro, no Brasil. A visível e comprovada paixão dos brasileiros pela pátria, a força que une e a união de cada cidadão, que faz a força.
Se lembrassemos todos os dias, não de quatro em quatro anos, que momentos históricos construímos a todo instante, com certeza a solução para a metade de nossos problemas seriam encontrados, lado a lado. Consciência e iniciativa = revolução.
Não podemos esquecer que nossa vitória está na vida real e nossa batalha constante e individual continua quando finaliza os jogos.Nossos bolsos continuam vazios e nossos ídolos, garotos do futebol,sem saber o que fazer com tanta grana.
Hoje, por exemplo, a Àfrica do Sul, país sede da Copa do Mundo 2010, demonstra toda a alegria e energia de um povo que vive na miséria.Milhões para "arrumar a casa" foram gastos, dinheiro destinado com extremo sacrifício para não fazer feio.
Sem dúvida, um mega evento como a Copa, faz o mundo girar de maneira diferente. Abala as estruturas e estimula cada pedacinho do nosso globo ao desejo de abrir as portas, acolher e apresentar sua cultura, de preferência, suas qualidades.
Indo direto para o futuro, em específio, 2014, vale a pena pensar: será que o Brasil, com tantas desigualdades, com balança social tão injusta, tem condições de promover e priorizar a celebração do futebol?
A febre continua e as preparações já começaram.Do sem teto ao presidente, a festa, mas temos,de fato, algum motivo para comemorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário