sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Eleições apresentam o retrato do Brasil


Confusão. Essa palavra define perfeitamente as eleições que estão ocorrendo este ano. Perdidos em meio a ondas de informações por todos os lados, os eleitores foram os que mais sofreram com todos os reflexos da falta de organização do país. Dúvidas desnecessárias reinaram gerando insegurança nos brasileiros na hora de votar.
Mesmo com todas as providências tomadas através da publicidade, com o objetivo de esclarecer os eleitores sobre os documentos necessários para o dia de votação, a decisão de mudança de última hora (três dias antes da votação), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi a que prevaleceu.
Justificativas e estratégias à parte sobre a atitude tomada às pressas, o que vale refletir é a falta de consideração às milhares de pessoas que enfrentaram filas imensas para adquirir a primeira ou segunda via do título.
Tornar a foto principal exigência no documento, com a finalidade de comprovar a identidade do cidadão, agora o título eleitoral reduziu-se à folha de papel meramente indicativa do número da zona e seção de votação. Mas será que não poderiam ter pensado nisso antes?
E como se não fosse suficiente, até mesmo os eleitores que já possuíam seus títulos, não ficaram isentos dos prejuízos. Alguns deram literalmente com a cara na porta ao se dirigir a sua “antiga zona eleitoral”. Outra mudança que não foi alertada para conhecimento e teve como solução, medidas falidas.
É inegável que o interesse em obter a informação deve partir do cidadão. Devemos nos orientar antecipadamente, uma vez que é sabido por todos que o voto é obrigatório. Mas o que avalia-se, é a evidente desigualdade de acesso à informação correta e a veiculação do que é somente de interesse.
O que ocorreu foi uma desordem nacional, como de praxe. Imagino quantas falhas de comunicação entre o país e seu povo continuarão a acontecer, sustentando incontáveis mentes à ignorância. Essa é a crescente falta de compromisso social mútua, que consagra o retrato da realidade do Brasil: o circo da folia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário